top of page

Livro O Monge Eo Executivo Pdf 14: O Segredo para Transformar sua Vida e seu Trabalho

  • nick-boccio753lkmw
  • Aug 12, 2023
  • 6 min read


Um dos assuntos mais procurados no empreendedorismo é sobre liderança, até porque essa é uma das características que todo empreendedor de sucesso precisa ter: ser um bom líder e não um chefe. Uma das maneiras mais comuns (e fáceis) de aprender sobre liderança é através dos livros, como em O Monge e o Executivo.




Livro O Monge Eo Executivo Pdf 14



Como nem todo mundo nasce com essa habilidade e ao começar um negócio, a maioria nem imagina como liderar a sua equipe. Por isso, é necessário manter a tranquilidade, ter muito estudo, treino e experiência conforme o tempo for passando. Esse livro, escrito por James C. Hunter, traz várias lições para o mundo dos negócios e para a vida pessoal. Entenda mais sobre o livro:


James C. Hunter é um famoso consultor e, em seu livro, trouxe a história de John Daily, um executivo bem sucedido, casado, pai de dois filhos e técnico voluntário de um time de beisebol. Durante a história, John se questiona sobre as coisas não acontecerem conforme ele tinha planejado, após uma conversa com o pastor de sua igreja e por enfrentar problemas profissionais e pessoais, ele decide passar um tempo em um retiro no mosteiro cristão.


O livro escrito em 1989, que é um clássico no meio do empreendedorismo, relaciona os valores tradicionais, crenças e emoções em debates que trazem ricas lições para a vida, pois ele mostra um ambiente em que juntam-se diferentes pessoas, com personalidades distintas em um lugar só, mas com um único objetivo. O autor também explica que essas são as principais variáveis que definem nossa capacidade de liderar nossa vida pessoal e profissional, e traz uma grande lição sobre a exposição do que somos e como agimos.


O livro é um manual de como se relacionar melhor com as pessoas à sua volta, principalmente se você ocupa uma posição de destaque ou liderança. Com os personagens tendo perfis diferentes, o autor ensina a saber ouvir, tratar as pessoas com respeito e oferecer um ambiente de trabalho seguro e agradável.


Independentemente da área de atuação ou da posição que ocupa pode se beneficiar ao ler O Monge e o Executivo, pois o bom relacionamento com as pessoas é a peça principal para uma vida feliz e harmoniosa. Separamos abaixo alguns ensinamentos do livro para colocar em prática no dia a dia:


Esse é um dos principais paradigmas quebrados no livro. Comece a notar como você se relaciona com as pessoas, a maneira como lidar com seus colegas de trabalho, família, amigos e até o seu dinheiro. Você acha que é uma relação de poder ou de autoridade?


O Monge e o Executivo é um excelente livro sobre liderança, mas, mais do que isso, é uma ótima referência para quem busca aprender a se relacionar melhor com seus liderados, colegas de trabalho e a própria família. Agora que você já sabe o básico sobre ser um bom líder, confira outras competências que todo líder deve ter.


Básico para qualquer empreendedor, líder e administrador, o livro O Monge e o Executivo é uma autêntica história sobre a essência da liderança. Através de uma narração envolvente, o autor, James C. Hunter, ensina as principais características dos verdadeiros líderes.


Você já parou para pensar, de fato, no sentido real da palavra liderança? O livro promove uma reflexão pertinente sobre o conceito logo nas primeiras páginas e apresenta uma definição bastante interessante para a expressão:


Amor agápe é sinônimo de liderança e significa como nos comportamos e não como nos sentimos. De acordo com o livro, é um amor incondicional, baseado na paciência, bondade, humildade, respeito, abnegação, perdão, honestidade e compromisso.


O mundo dos executivos nunca foi tão bem representado como no livro O Monge e o Executivo, de James C. Hunter. Através dele, é possível conhecer a verdadeira essência da liderança, apresentando também como se tornar uma pessoa melhor para a sociedade, no trabalho, na família e em todas as outras ocasiões.


O livro narra a trajetória do personagem Leonard Hoffman, um grande empresário norte-americano que deixa sua carreira para se tornar um monge beneditino. A riqueza de seus ensinamentos são transformadoras e capazes de fazer com que as filosofias de um monge sejam fundamentais para a criação de um executivo de qualidade.


O Monge e o Executivo traz conhecimentos fundamentais para criar um líder respeitável, bem sucedido e justo, tanto diante de sua equipe como na família. Muitas vezes, executivos brilhantes possuem grande dificuldades em lidar com as pessoas e até mesmo com aqueles que ama.


O livro demonstra que todos os grandes e verdadeiros líderes que se destacaram na história não só da administração, mas da sociedade, possuíam mais que um carisma nato, e sim algo cativante e que atraía as pessoas para suas palavras e indagações.


O livro é uma história sobre a essência da liderança. O narrador do livro é John Dailly, um executivo bem sucedido, casado, com dois filhos e técnico voluntário do time de beisebol. Ele tem uma vida aparentemente perfeita e controlada. Tudo começa a mudar quando um movimento sindical agita os funcionários de sua empresa. Isso faz com que a liderança de John seja posta a prova. E, em casa, as coisas também não andam bem, com constantes reclamações da esposa e insubordinação dos filhos.


Mesmo com muita resistência e questionamentos, John decide ir ao retiro durante uma semana. Lá, ele se entusiasma em conhecer um dos frades do local, o lendário Len Hoffman. Este fora um grande executivo e um dos maiores especialistas em liderança dos Estados Unidos, que largou tudo para viver uma vida monástica. Recebido por Padre Peter, John se surpreende ao descobrir que Hoffman havia recebido outro nome para se tornar monge, e que era Simeão.


A liderança proposta pelo livro O Monge e o Executivo é a de servidora e não de autoritária. O poder e o autoritarismo são discutidos desde o início, através dos personagens de Simeão e John Daily.


É possível identificar nas empresas vários tipos de liderança como a austera, a democrática, carismática e autocrática, que vão surgindo em grande velocidade no mundo atual. Elas vão surgindo com os modismos e com o alto índice de especialistas que nem sempre são tão preparados e bem sucedidos quanto parecem. No meio de tantas opções, o executivo questiona qual delas é o melhor caminho para sua empresa, que precisa estar muito bem preparada para superar a concorrência e a si mesmo.


No livro, o autor propõe a liderança servidora, baseada em princípios cristãos e que já foi testada por milhares de pessoas em todo o mundo. O sucesso do livro e do autor em suas palestras indica que ela é bem sucedida, gerando opiniões bastante entusiasmadas de grandes executivos de multinacionais.


O grande influenciador de pessoas e que é o personagem principal do livro, mesmo que não tenha uma participação efetiva é Jesus Cristo. Afinal, foi baseado em seus ensinamentos que o Monge e o Executivo foi escrito e repassado pelo personagem Len Hoffman ou Simeão.


A relação entre poder e autoridade é abordada no livro como a forma que nos apresentamos às pessoas. A diferença básica entre as duas ações é que o poder é a coação por força ou cargo para que alguém realize uma tarefa. Autoridade é o oposto: é a influência de pessoas para que elas se entreguem ao mesmo objetivo com garra. Jesus liderava com autoridade através do diálogo, sem exercer o seu direito ao poder à quem o ouvia.


James C. Hunter esteve no Brasil para uma turnê de palestras sobre liderança em diversas cidades, convidado por grandes empresas e universidades. Surpreso com o sucesso de seu livro no país, Hunter afirma que ninguém argumenta contra os preceitos do livro, que são básicos e essenciais, com informações que sempre estiveram disponíveis, mas pouco postas em prática.


O livro O Monge e o Executivo veio na contramão das consequências da globalização, que direcionaram executivos à agilidade, rapidez e individualismo. Seu enredo e ensinamentos mostram a importância de se investir no capital humano como prioridade e sustentação para o sucesso da empresa.


O bem sucedido empresário James C. Hunter também conquistou o sucesso como escritor, sendo um dos maiores vendedores de livros do mundo. Consultor-chefe da J.D. Associados, que realizam treinamentos e consultoria sobre as relações profissionais, onde dedicou a maior parte de seus 30 anos de trabalho com desenvolvimento humano. Como instrutor e palestrante, viaja pelo mundo através de grandes empresas e institutos educacionais, para falar sobre tudo o que vem aprendendo ao longo de sua carreira.


James C. Hunter nasceu em Detroit, nos EUA, e seu livro predileto é a Bíblia, a qual retira muitos fundamentos de suas palestras e livros, além da própria vida. E é em Jesus Cristo que se inspira para falar do ato de amar, acima de qualquer outro sentimento, e que é capaz de compreender a ação de servir sem associá-la a humilhação e fraqueza.


Você com certeza já ouviu falar no livro "O Monge e o Executivo" e de suas várias lições para o mundo dos negócios e vida pessoal. Ao longo de toda sua narrativa, o autor, James C. Hunter, orienta sobre as principais características dos verdadeiros líderes.


O livro diz que liderança é a habilidade de influenciar as pessoas que buscam um propósito em comum. É gerar motivação para que elas tomem as ações necessárias para atingir o objetivo. Porém, para ser influente, é preciso servir primeiro. Por isso, esteja sempre disponível e escute seus funcionários e clientes.


O livro "O Monge e o Executivo" tem muito a nos ensinar sobre branding. Por meio de sua leitura, é possível retirar aprendizados únicos e de fácil aplicabilidade. Gerenciar a marca de uma empresa é mais que simplesmente traçar as ações necessárias para isso, é preciso também considerar os sentimentos que levarão o consumidor a ver seu negócio como uma marca de excelência. 2ff7e9595c


 
 
 

Recent Posts

See All

Comments


Drop Me a Line, Let Me Know What You Think

Thanks for submitting!

© 2023 by Train of Thoughts. Proudly created with Wix.com

bottom of page